O que você quer saber sobre moda?

Páginas

COMBINAÇÕES

Uma das maiores dificuldades na hora de se vestir, tanto para homens, quanto para mulheres é combinar as cores das peças e assessórios do vestuário. Realmente não é uma tarefa das mais fáceis já que as regras que encontramos, em geral, tendem apenas a ajudar em escolhas pontuais, mas não resolvem, de maneira definitiva, o problema. Por isso, separamos esse espaço no blog, uma página para tratar especialmente das cores e suas combinações. Queremos ajudar você a ter o máximo de aproveitamento na hora de combinar tons e cores do seu look, além de estampas e outras variações. Então primeiro vamos relembrar ou aprender sobre as cores e suas propriedades:

Cores Primárias


As três cores primárias, vermelho, amarelo e azul, são as mais usadas em roupas e acessórios, mas não são tão fáceis de combinar, principalmente o vermelho e o amarelo.

Cores Secundárias

As cores secundárias são três também (amarelo + vermelho = laranja, vermelho + azul = violeta ou magenta e azul + amarelo = verde) e são a mistura das cores primárias em pares. São mais difíceis de combinar que as primárias, principalmente o laranja e o violeta.

Cores Terciárias

São 9 no total (há controvérsias, pois diz-se serem 6 ou 5, o que ignora todas as misturas) e são a mistura das três cores primarias com as três secundárias:

Amarelo + verde = Oliva                                                                      Amarelo + laranja = Alaranjado





Amarelo + violeta = Salmão                                                                     Azul + verde = Ciano














Azul + laranja = Castanho                                                                                    Azul + violeta = Roxo










Vermelho + verde = Marrom                                                                   Vermelho + laranja = Abóbora














Vermelho + violeta = Rosa










São cores encontradas na natureza e com grau de combinação semelhante as secundárias.

Cores Quaternárias

Essas geram inúmeras possibilidades, pois são a mistura de secundárias com terciárias ou de primárias com terciárias, o que geralmente altera somente o tom. São cores pouco usuais, mas que "volta e meia" surgem em roupas e assessórios, como por exemplo:

Vinho (vermelho + roxo)                                                                        Caramelo (Amarelo + Marrom)












Azul esverdeado (azul + oliva)                                                  Uva (Violeta + Roxo)














As cores quaternárias são muito difíceis de combinar e por isso o mais aconselhável é casá-las com cores neutras, sempre observando o nível de opacidade das mesmas.

Cores Neutras


As cores neutras são três: branco, preto e cinza (mistura de branco com preto). O branco e o preto são as cores mais fáceis de combinar dentre todas, pois combinam com todas as cores. Deve-se atentar somente para a combinação do preto com tons escuros e a combinação do branco com tons claros. Já o cinza não é tão fácil de combinar. Com exceção do grafite, os tons de cinza geralmente combinam com cores frias e com as outras neutras.
Obs.: Vemos em muitos casos as cores bege e marrom, além do azul-marinho serem consideradas neutras, o que não é verdade. Elas até podem ser usadas como forma de neutralidade.

Cores fluorescentes

As cores fluorescentes são luminosas e chamam bastante atenção. Elas são as primárias e secundárias em tons chamativos. Algumas cores terciárias como o rosa também possuem sua versão fluorescente.

Cores Tonalizadas (ou Novas)

São as que surgem da mistura entre as cores primárias, secundárias,  terciárias e do cinza com o branco e o preto. São muitas as combinações possíveis e em geral formam cores escuras ou opacas. Muitas delas são utilizadas em abundancia no mundo da moda, outras nem tanto. Portanto, vamos citar algumas das mais usadas:

Lilás (Violeta + Branco)                                                                          Azul "bebê" (Azul + Branco)














Verde Claro (Verde + Branco)                                                                 Bege (Marrom + Branco)













Gelo (Cinza + Branco)                                                                             Azul-Marinho (Azul + Preto)













Verde Musgo (Verde + Marrom + Preto)                                            Vinho Escuro (Vermelho + Preto)













 Grafite (Cinza + Preto)








Cores Quentes










Cores Frias









Cores Opacas











São cores sem brilho, muitas com aparência de "desbotado".

Bem... Agora que você já conhece as cores, faremos algumas recomendações importantes sobre as combinações entre elas. Mas lembre-se que são sugestões, pois a criatividade deve demandar novas e interessantes ideias sobre pares e trios de cor.

Combinações das Cores (importantíssimo)


Cores primárias com primárias

Combinam entre si, com algum cuidado do vermelho com amarelo. Quando combinados entre si e com seus próprios tons escuros juntos, por exemplo uma camisa vermelha, uma bermuda azul e um sapatênis azul-marinho, fica muito legal!

Cores secundárias com secundárias

Não combinam entre si, são totalmente opostas. Pode haver alguma combinação com tons mais claros, como por exemplo o verde-claro com o laranja fosco e até o verde-claro com o violeta, mas são exceções.

Cores terciárias com terciárias

Algumas combinam entre si, outras não, por isso vamos citar algumas combinações. O que não for citado se trata de combinação arriscada:

Oliva + Salmão, roxo, cenoura ou rosa
Alaranjado + Marrom claro ou escuro, oliva ou rosa
Salmão + Oliva ou rosa
Ciano + Roxo ou rosa
Roxo + Oliva, rosa, abóbora, ciano ou cenoura
Rosa combina com todas exceto marrons

Cores quaternárias com quaternárias

Como já foi dito, recomenda-se combinar as quaternárias com neutras ou com análogas primárias, secundárias e terciárias em razão da dificuldade de combiná-las entre si. Arriscar uma combinação entre elas é complicado, contudo pode dar certo seguindo nossas orientações sobre tons.

Cores neutras com neutras

Combinam perfeitamente entre si e são usadas como escape em caso de dúvida, mas não devem ser uma regra e sim uma opção.

Cores fluorescentes com fluorescentes

Deve ser evitado este tipo de combinação. As cores fluorescentes já são bastante iluminadas e uma única peça nessa tonalidade já é suficiente para causar informação apropriada ao look. Portanto evite vestir mais de uma peça fluorescente e procure combinar a peça única com cores escuras, neutras ou opacas para causar um efeito "apaga".

Cores primárias com secundárias

Geralmente se combinam, com algum cuidado para o azul com laranja, azul com verde e vermelho com verde. Em caso de uma terceira peça, dê prioridade para tons escuros das cores usadas ou neutros.

Cores secundárias com terciárias

Costumam combinar por analogia e também por algumas combinações chave encontradas na natureza como o verde com marrom e seus derivados, verde e salmão e laranja e marrom.

Cores terciárias com quaternárias

São muitas combinações e é preciso saber as que são possíveis. Veja as cores terciarias que mais conversam com outras e deixar que a criatividade demande as combinações. Lembre-se que as cores quaternárias são geralmente variações de tom das primárias, secundárias e terciarias.

Cores tonalizadas ou novas

Seguem as mesmas recomendações das quaternárias, pois também são tons das principais cores.

Cores opacas com fluorescentes

É uma combinação segura. Siga apenas as recomendações para as cores.


Para combinar as cores precisamos considerar dois fatores:

1 - Quantas peças do vestuário serão combinadas: Geralmente são 3 a formar o mais básico: camisa, calça e calçado considerando as variações. Entretanto podem ser mais quando se incluem outras peças e assessórios. Tem de se ter cuidado com combinações acima de três peças incluindo acessórios e cabelos coloridos.

2 - O tom de pele e os cabelos: a cor de sua pele vai fazer alguma diferença na hora de combinar os tons certos para a roupa. Faz parte da figura, pois a roupa não vai andar sozinha, não é?! Os cabelos coloridos e unhas pitadas (para as mulheres) também devem ser considerados quando em cores vibrantes.

Para pessoas de tom de pele clara - brancas, morenas claras e amarelas - o ideal é evitar combinações de tons claros com claros e claros com opacos, pois estas cores tendem a apagar o brilho do look. Opte por combinar esses tons citados com tons escuros e vibrantes.

Já para as de tons escuros da pele - negros, morenos escuros, vermelhos e pardos - evitar as combinações de tons escuros com escuros e vibrantes com fluorescentes, pois os primeiros tendem a apagar e os segundos a deixar o look chamativo demais.

Tipos de combinações

Este é outro fator importantíssimo na hora de combinar. Existem diferentes composições de colocação para as roupas e acessórios, porém, para facilitar vamos dividi-los em dois grupos: 1) as listradas, de estampas coloridas, quadriculadas, manchadas ou similares e 2) as lisas e com detalhes quase imperceptíveis.

Combinações possíveis: grupos 1 com 2 e grupo 2 com 2!
Combinação 1 com 2, estampado com liso

Combinação impossível: grupo 1 com 1! Nunca faça essa combinação! Ou seja camisa listrada com calça estampada, Não!!!

Obs.: a nova moda Colours blocking está incluída no grupo 1.

Entre peças

Outro tipo de combinação que muitos tem dúvidas é a de peças de cores diferentes ou iguais. Para isso temos regras que vão ajudar muito a quem fica com aquela dúvida cruel:

Obs.: os nomes das combinações são próprios do blog e são engraçados justamente para que você não os esqueça.

Sanduíche: É uma das mais comuns e mais certeiras que existem. Camisa ou camiseta da mesma cor do calçado e a calça de cor diferente formando uma combinação semelhante a um sanduíche mesmo! Não esqueça de observar as tonalidades. Em caso de casaco é bom que este seja de cor que destoe das duas em questão.

Dobradinha: Outra muito comum, básica e certeira. Dá-se este nome porque formam-se pares ou um par com uma cor individual. Calça ou bermuda e calçado da mesma cor com camisa e cinto ou boné da mesma cor e se opondo a primeira combinação.

Quebra tudo: Camisa ou camiseta com calça ou bermuda de cor escura com tênis e cinto de cor clara ou o contrário. Os tons inversos em assessórios são um charme e deixam o look arrojado.

Tons de tom: Combinar tons de uma mesma cor também é uma ótima estratégia para quem deseja acertar em cheio no look. Mas lembre-se da oposição e cuidado para não ficar nem muito no claro e nem muito no escuro, mas mescle os dois.

Consideradas as regras vamos agora falar das combinações começando pelas mais simples e certeiras até as mais complexas e pouco recomendáveis.

Combinando com cores neutras

As cores branco e preto combinam com todas as cores sendo recomendado cuidado apenas com os tons como dissemos anteriormente. Portanto use e abuse dessa combinação inclusive dando ênfase a cores vibrantes.

O cinza já não segue a regra do branco e do preto, por isso não é tão simples combiná-lo. Quase todas as tonalidades de cinza (exceto o grafite) combinam com cores frias. Somente o grafite ou cor bem similar combina com cores quentes.

O tipo sanduíche é perfeito para essa combinação.

O tipo dobradinha também é recomendado.

Combinando cores análogas


Essa combinação depende da observação da paleta de cores. Seguindo as combinações da paleta é possível combinar as cores de forma harmônica. Mas cuidado para não tentar combinar três cores vivas (vibrantes), mescle sempre entre duas cores vivas e uma opaca.

Combinando tons de uma mesma cor

Combine, mas não abuse. Cuidado com cores vibrantes, pois podem causar um efeito "lâmpada" e deixar o look muito chamativo. Opte por mesclar com cores mais opacas e mescle também entre tons claros e escuros.

Atenção: A paleta de cores acima vai te ajudar a observar os tons com clareza.

Esse é o tipo Tons de tom.

Combinando na oposição

Se trata de mesclar cores escuras com claras, vibrantes com opacas e fluorescentes com opacas. Fazendo isso com cores que combinam você sempre acertará no look, pois essa é uma harmonia da própria natureza e nosso cérebro compreende melhor a ligação dos opostos.

Combinações não recomendadas

- Não use peças de uma única cor, a não ser que você deseje chamar atenção para si.
- Não use várias peças vibrantes ou fluorescentes, sob mesma pena da primeira dica.
- Não use várias peças opacas, a não ser que você deseje total omissão.
- Não use somente peças pretas, a não ser que esteja de luto ou seja rockeiro.

Por Claudio Tanes